segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

5ª Semana da Leitura de 10 a 15 de março


Realiza-se de 10 a 15 de março a V Semana da Leitura em todas as bibliotecas do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Do programa destaca-se a sessão de lançamento da Semana da Leitura que decorre na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco no dia 10 de março pelas 15H00. Esta sessão contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, do escritor Manuel Jorge Marmelo, responsáveis pela Biblioteca Municipal, diretores dos Agrupamentos de Escolas, professores bibliotecários, professores e alunos.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Histórias exemplares: comportamento, valores e cidadania





A biblioteca iniciou um novo projeto:  fazer um trabalho de articulação com a disciplina de cidadania, através da apresentação periódica de filmes, seguida de um fórum de discussão sobre os valores aí presentes.
Hoje, as quatro turmas convidadas refletiram e conversaram sobre o grande valor da amizade.

"Ser amigo é ajudar os outros."
"Nunca devemos rir ou gozar com um amigo que erra ou se engana."
"Ser amigo é estar atento aos colegas que estão sozinhos e convidá-los para brincar."
                                                                                                                                 Turma NS3

Valter Hugo Mãe apresenta "A desumanização" em Famalicão

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Valter Hugo Mãe estará na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, no próximo dia 13 de fevereiro, pelas 15h.30, e no Polo da Biblioteca de Joane, pelas 21h., para apresentar o seu último livro A Desumanização, com a chancela da Porto Editora.

«Mais tarde, também eu arrancarei o coração do peito para o secar como um trapo e usar limpando apenas as coisas mais estúpidas.»
Passado nos recônditos fiordes islandeses, este romance é a voz de uma menina diferente que nos conta o que sobra depois de perder a irmã gémea. Um livro de profunda delicadeza em que a disciplina da tristeza não impede uma certa redenção e o permanente assombro da beleza.
 O livro mais plástico de Valter Hugo Mãe. Um livro de ver. Uma utopia de purificar a experiência difícil e maravilhosa de se estar vivo.

Valter Hugo Mãe nasceu em Angola, em 1971. É licenciado em Direito e pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.
Tem publicados vários romances, entre os quais, O filho de mil homens (2011),  a máquina de fazer espanhóis (2010), os apocalipse dos trabalhadores (2008), o remorso de baltazar serapião, vencedor do Prémio José Saramago (2006) e o nosso reino (2004). Conta também na sua bibliografia com alguns livros para os mais novos, O rosto (2010), As mais belas coisas do mundo (2010), A verdadeira história dos pássaros (2009) e A história do homem calado (2009).
A sua obra poética está revista e reunida no volume contabilidade (Objectiva/Alfaguara, 2010).
Valter Hugo mãe é ainda vocalista do grupo musical Governo e esporadicamente dedica-se às artes plásticas.
Recebeu, em 2009, o troféu Figura do Futuro, atribuído pelo Correio da Manhã. Recebeu, em 2010, a Pena de Camilo Castelo Branco. Em 2010 recebeu a Medalha de Mérito Singular de Vila do Conde.