terça-feira, 7 de março de 2017

Sessão de lançamento da 8ª Semana da Leitura


A sessão de lançamento da 8ª Semana da Leitura decorreu, ontem, na biblioteca municipal Camilo Castelo Branco e contou com a presença do vereador da educação, Leonel Rocha, do coordenador interconcelhio, António Pires, do escritor João Pedro Mésseder, padrinho desta iniciativa, da equipa da biblioteca municipal, dos diretores das escolas, dos professores bibliotecários e dos alunos dos Agrupamentos de Escolas Padre Benjamim Salgado e Ribeirão.

A sessão iniciou-se com uma dramatização/declamação de três poemas de João Pedro Mésseder, este momento foi da responsabilidade da biblioteca municipal.

O vereador da educação considerou que a biblioteca escolar funciona como o coração de uma instituição e que é um meio para aprender mais. Lembrou que a Semana da Leitura serve para encontrar energias para a nossa aprendizagem, que as escolas devem fomentar o gosto pela leitura. Terminou dizendo que o prazer de ler aprende-se lendo.

O coordenador interconcelhio enalteceu o empenho e dedicação a todos aqueles que estão envolvidos nas diferentes atividades a desenvolver ao longo da semana da leitura. Lembrou que o grande propósito das bibliotecas é fazer leitores, leitores competentes e capazes de ler o mundo, que ler regularmente ajuda-nos no autoconhecimento e no autodesenvolvimento e que ler ficção é relaxante e uma arma poderosíssima para combater o stress diário. Deixou um desejo: durante esta semana e ao longo da vida sintamos todos o prazer de ler.

João Pedro Mésseder, nome literário de José António Gomes, afirmou que um homem é feito de livros, o homem que os leu e os guarda em si e o homem que não os leu e que ignora que a sua vida é condicionada pelos livros. Falou dos livros que o tornaram sensível à leitura e destacou, entre outros, "A Menina do Mar" onde aprendeu que as palavras são elas próprias coisas. Destacou a importância dos livros juvenis na formação da pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário