quinta-feira, 13 de julho de 2017

Grupo de Trabalho visita biblioteca de Mafra

O Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão visitou a biblioteca do convento de Mafra, no dia 12 de julho. Esta iniciativa contou com a participação da biblioteca municipal, professores bibliotecários, representantes da Fundação Cupertino Miranda, professores que integram as equipas das bibliotecas escolares e assistentes operacionais que estão a trabalhar nas bibliotecas escolares.

A visita começou com uma visita guiada à biblioteca do convento de Mafra, forrada com mais de 40 mil livros, encadernações em couro, gravadas a ouro e não são livros comuns. Considerada como uma das mais importantes bibliotecas do mundo, faz parte do palácio mandado construir em 1717 por D. João V, que também visitamos.

Depois de almoço visitamos a Real Tapada de Mafra, foi criada em 1747 com o objetivo de construir um espaço de recreio do rei e da sua corte e fornecer lenha e outros produtos ao Convento. Com uma área de 1200 hectares rodeada por um muro de pedra, pedra e cal, com uma extensão de 21 Km. Tivemos oportunidade de ver javalis, veados e gamos.

Foi um dia de excelentes partilhas e um convívio para mais tarde recordar.





1 comentário:

  1. Esta visita foi uma inspiração para continuar a melhorar a nossa prática docente. Obrigada pela oportunidade. Foi do melhor!

    ResponderEliminar